Como montar uma loja virtual Partindo do zero: Tudo que precisa saber !

O E-commerce/Loja virtual sem duvidas é uma das melhores coisas as a investir hoje em dia, pois é pratico seguro e rápido.

Em uma geração muito atarefada  e sem tempo, as lojas virtuais tem sido o meio de compras preferido dos consumidores.

Mas quando se pensa em montar uma loja virtual surgem varias duvidas como: “Como montar uma loja virtual partindo do zero?” “Quanto custa uma loja virtual?” “Por onde começar? O que fazer?”

E são essas perguntas que responderemos ao longo desse texto e você terminara a leitura sabendo tudo de como abrir uma loja virtual de sucesso!!!

Como montar uma loja virtual partindo do zero?

Por ter várias etapas de como montar uma  loja virtual partindo do zero, é importante dividir em tópicos para facilitar o entendimento.

  1. Pensar no nome da empresa;
  2. Determinar o capital para investir;
  3. Pensar no produto e no público-alvo;
  4. Cogitar os custos para abrir uma loja virtual;
  5. Legalizar (abrir CNPJ);
  6. Conhecer a Lei do e-commerce;
  7. Procurar fornecedores;
  8. Plataforma e logística;
  9. Marketing.

Nome/Marca da Empresa

Antes de pensar em como começar uma loja virtual, é essencial que você seja criativo para definir o nome da sua empresa.

È Imprescindível  que ao escolher o nome você faça uma pesquisa para saber se esse nome já não é usado por outra empresa( a pesquisa pode ser feita pelo banco de dados do INPI).

Depois de pesquisar e ter certeza que  não existe nenhuma outra empresa com o mesmo nome, você já pode registrar sua empresa.

CNAE E-commerce

 O CNAE  (Código Nacional de Atividade Econômica) é o código que identifica qual é a atividade exercida da sua empresa, nele entra a questão dos benefícios fiscais e dos impostos ( è importante que você faça uma pesquisa mais profunda sobre o CNAE antes de decidir qual será o melhor para sua loja virtual)

Determinar o valor de investimento Inicial para montar uma loja virtual.

 Para ter uma noção do quanto será necessário investir no seu E-commerce tem é preciso pensar no produto que será vendido, nos custos diretos e indiretos ao abrir uma empresa, como por exemplo: Gastos iniciais com o registro de marca, as propagandas ,logística entre outros pontos.

Público-alvo e produto

É Fundamental que ao pensar em como abrir loja virtual, o público- alvo seja definido se é o público feminino, masculino, a faixa etária ( criança ,adulto, jovem, idoso…), pensar no Nicho do seu negócio.

Ao refletir  nessas questões defina qual será o produto vendido, se o publico for os jovens por exemplo pense algo que os jovens gostem, como abrir uma loja de games virtual, aparelhos  celulares, ou se o público-alvo for as mulheres adultas, seria interessante trabalhar com moda, maquiagens, acessórios e assim  por diante, o que melhor encaixa no perfil do publico que deseja atingir .

Vale lembrar que não tem problema definir primeiro o produto e depois o público- alvo o importante é fazer com que as pessoas se interessem no produto que sua loja ira vender.

Qual o custo para abrir uma loja virtual?

Quando se trata de  como montar um e-commerce, uma das coisas que mais preocupa o empreendedor são os custos que essa ação ira gerar.

É óbvio que os custos ao abrir uma loja física os custos são bem maiores que abrir uma loja virtual.

Os custos do E-commerce consistem em:

  • Logística:
  • Abertura de CNPJ:
  • Registros:
  • Marketing.

Entre outros que poderão surgir durante o processo de como montar um E-commerce.

Regularizar ( É preciso ter CNPJ para abrir uma loja virtual?)

Para você que esta se perguntando como começar uma loja virtual, sabia que loja virtual precisa de CNPJ?

O cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) é o numero que identifica uma Pessoa Jurídica (PJ), ou seja, regulariza.

 Atualmente o tipo de CNPJ mais conhecido é o MEI (Micro Empreendedor Individual),mas ele não é o único, existem outros tipo de CNPJ:

  • Sociedade Simples (SS)
  • Microempresa (ME)
  • Empresa Individual (EI)
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI)
  • Sociedade Anônima (SA)
  • Sociedade Empresária Limitada (LTDA)
  • Associações Sem Fins Lucrativos.
  • Sociedade Limitada Unipessoal (SLU).

E ira depender do segmento da sua empresa para decidir qual CNPJ usar.

É indicado que um contador seja contratado, para que ele te auxilie no desenvolvimento de como montar uma loja virtual, auxilie com as finanças, dúvidas, documentações e principalmente na hora de escolher o melhor tipo de CNPJ para sua loja virtual.

Conheça a Lei do E-commerce

È Fundamental que ao abrir uma loja online você conheça a lei do E-commerce ( nº 7.962 de 2013).

 Resumidamente, a Lei exige que coloque o máximo de informações do produto vendido para que fique claro ao consumidor a descrição, tamanho, cor, material, volume e etc.

Exige também que fiquem visíveis em algum lugar da plataforma alguns dados como o CNPJ da loja, o endereço e algum meio de comunicação (telefone, chat, e-mail).

Outros pontos importantes da Lei do E-commerce ;

  • Contrato de compra;
  • Resumo da compra visível para o cliente antes de fechar o pedido;
  • Rastreamento (meio de acompanhar o pedido);
  • Segurança.

E o que gera mais dúvidas aos donos das lojas: Se o cliente comprar e não estiver satisfeito com a compra (por qualquer razão), ele te o direito de devolver o produto até sete dias depois da data que foi recebido sem custo algum, ou seja, o responsável pela loja terá que arcar com esses custos.

Plataforma

Ao refletir em como montar uma loja virtual, um dos principais pontos que aparecem é a plataforma da sua loja, pois para abrir uma loja online a plataforma é essencial.

A plataforma é o sistema que gerencia o funcionamento do E-commerce, como o produto, carrinho de compras, pedidos, meio de pagamentos e tudo o que é preciso para que a loja funcione perfeitamente.

Provavelmente para o cliente basta poucos cliques para adquirir o produto, mas para quem gerencia um E-comeerce todos esses pontos da plataforma tem que ser bem elaborados para que não haja nem um problema.

 Para achar a melhor plataforma pro seu E-commerce é importante que faça algumas pesquisas especificas para tirar todas duvidas que vão surgir durante o processo.

Fornecedores

Como toda loja precisa de fornecedores, eles devem esta na sua lista de prioridade de como montar uma loja virtual também.

É recomendável que você tenha sempre mais que um fornecedor que você possa contar, porque dessa maneira você como o empreendedor poderá comparar preços e decidir qual fornecedor é viável em determinados momentos.

 Lembre-se também que nunca se deve depender apenas de um fornecedor, caso aconteça algum imprevisto com o seu fornecedor você não poderá falhar com o seu cliente.

Contrate um fornecedor próximo, porque dependendo do frete seu produto acaba se tornando caro e se o seu concorrente tiver o mesmo produto com preço mais acessível bem provavelmente irá perder seu cliente para a concorrência.  

Logística (meios de envios)

Existem alguns meios de envios para fazer com que o produto pedido chegue até o cliente.

Talvez quando você começou a pesquisar sobrecomo montar uma loja virtual?”  os correios tenha sido sua primeira opção, e sim, claro que os correios é uma boa opção, mas existem outras como as transportadoras e até mesmo empresas de logística privada.

A logística envolve sim esses principais meios de envios, mas a logística não consiste apenas nos envios.

 Para que o produto encomendado chegue ao ponto de entrega é preciso que ele seja separado, embalado, conferido, que a nota fiscal desse produto seja emitida e todos esses processos também fazem parte da logística do E-commerce, e esses “pequenos” ações são indispensáveis .

Marketing

Depois de ler todas essa dicas de como montar uma loja virtual chegamos na parte que é extremamente importante para que sua loja seja divulgada e tenha sucesso. O Marketing!

Com a sua loja online montada, é hora de divulgar.

Assim como deixamos dicas de como montar uma loja virtual ,abaixo te daremos também algumas dicas de como fazer a propaganda do seu E-commerce.

  • Crie conteúdos relacionados ao seu produto;
  • Use o poder de persuasão (faça o consumidor precisar dos seus produtos);
  • E-mail Marketing (uma forma de comunicar-se com o consumidor diariamente);
  • Divulgue nas suas redes sociais (twitter, Instagra, Facebook, Linkedin, entre outras redes )
  • Além de divulgar nas suas redes sociais , tenha uma pagina própria para sua loja( você terá mais facilidade para compartilhar os seus produtos);
  • Se possível faça divulgações com descontos;
  • Faça um logo que chame a atenção das pessoas;
  • Divulgue o produto através de imagens;
  • Mande E-mail agradecendo o cliente pela preferencias e aproveite para mandar mais sugestões de sua loja virtual.

Conclusão de como montar uma loja virtual

Espero que ao chegar até aqui suas dúvidas de como montar uma loja virtual, Quais os custo? Por onde começar? E o que fazer? Tenham sido todas  respondidas.

Ressalto que mesmo sendo uma loja virtual, vale a pena contratar um profissional da contabilidade para te auxiliar nessa jornada.

E agora que você já sabe como montar uma loja virtual e como divulgar seu E-commerce  é só colocar tudo em pratica e correr em direção do sucesso.

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