Contabilidade para médicos: Preciso de uma contabilidade?

A primeira coisa que o médico pensa ao se formar na faculdade de medicina é ter o seu próprio negócio ou atuar em algum Hospital.

Porém para quê você médico ter uma vida financeira saudável do seu negócio (clínica consultório ou até mesmo trabalhar com uma pessoa jurídica em um hospital) é necessário de uma contabilidade para médicos.

Mas você sabe o que é uma contabilidade para médicos? Sabe como a contabilidade para médicos funciona? Você realmente precisa de uma contabilidade para médicos? Qual a importância de ter uma contabilidade para médicos?

Se essas são suas dúvidas você precisa ler esse texto!

O que é contabilidade para médicos e o que ela faz?

A contabilidade para médicos nada mais é do que ter uma contabilidade com profissionais qualificados para cuidar dos serviços de sua clínica médica.

Os profissionais da contabilidade irão cuidar de todo o processo burocrático financeiro a parte de planejamento te ajudando a manter sua empresa da melhor forma.

A contabilidade para o médico irá cuidar da parte financeira, burocrática e fiscal de sua clínica médica, como:

  • Cuidar dos impostos (pagar tudo em dia e declarar imposto de renda);
  • Cuidar do fluxo de caixa: Ter o controle do fluxo de caixa refere-se a monitorar a movimentação do caixa e isso inclui controlar tudo que entra e tudo que sai do caixa.
  • A contabilidade para o médicos irá cuidar do regime tributário: Com a contabilidade para médicos esse é um tópico que você não terá que se preocupar, pois um contador irá te resolver tudo referente a isso e fará todo o processo que for necessário. Ele irá criar relatórios, emitir recibos e cuidar de toda documentação de sua empresa.
  • O contador que acompanha a sua empresa de perto terá um planejamento. Afinal um bom planejamento é o que mantém toda e qualquer empresa de pé, esse é um ponto indispensável que deve ser feito com muita responsabilidade e atenção.
  • Área financeira: A contabilidade para  médicos irá atuar principalmente na área financeira da sua clínica médica, irá analisar e registrar todos os gastos e todos os lucros que terão.

É importante lembrar que o capital pessoal nunca deve ser misturado com o capital da empresa essa é uma das questões que mais são burladas pelos empreendedores que cuidam das finanças de suas empresas, mas é um ponto de extrema importância para manter a empresa aberta.

Você realmente precisa de uma contabilidade para médicos?

Agora que você já sabe quais são os principais pontos que a contabilidade para médicos se responsabiliza, já deu para perceber que é um trabalho muito grande que demanda muito tempo e atenção.

Geralmente todo médico tem uma agenda inacabável, são dias corridos e cansativos, então para o médico cumprir com todos os seus deveres e ainda ter que cuidar dessa área de sua clínica médica se torna uma tarefa exaustiva, fora que nem todo mundo tem princípios e conhecimento para lidar com a parte financeira e burocrática como de uma empresa.

Podemos perceber então que não é algo tão simples assim de se fazer! E é para isso que existe contabilidade para médicos.

Então sim, se você é um médico que tem uma clínica um consultório ou até mesmo trabalha como terceirizado em hospitais é importante que você tenha uma contabilidade para médicos para te acompanhar e evitar qualquer tipo de problema futuro!

E se eu quiser tentar contabilizar a minha empresa sozinha? Quais são os riscos?

Não é indicado que um médico contabilize a sua empresa sozinho!

Como citado á cima todos os pontos em que a contabilidade para médicos fica responsável é de extrema importância, ou seja, se você decide lidar sozinho com tudo isso, provavelmente muitos problemas irão aparecer, como por exemplo: A sonegação fiscal.

  A sonegação fiscal é considerada como crime, e se você não souber mexer com isso o fazer do jeito errado, com certeza terá prejuízos no futuro.

Isso vale também para o planejamento, se você não se planejar bem é muito provável que infelizmente sua clínica não irá durar muito tempo, pois o planejamento é o que mantém qualquer empresa de pé.

Essas são questões que não vale a pena se arriscar ou ser imprudente e por isso que você precisa ter um profissional que entenda do assunto para que pelo menos te auxiliar nessa jornada.

Ser médico Pessoa Física ou Pessoa Jurídica?

A contabilidade para médicos serve tanto para um médico Pessoa Física (ou liberal) quanto um médico Pessoa Jurídica.

Um médico não precisa necessariamente ser uma Pessoa Jurídica, ele pode escolher atuar como Pessoa Física, porem uma pessoa que possui o CNPJ tem algumas vantagens que aqueles profissionais que não tem, como por exemplo as tributações, que são menores.

Falaremos mais sobre isso a baixo :

Contabilidade para médicos e a Pessoa Jurídica

Para que um médico seja considerado uma Pessoa Jurídica ele precisa ter um CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa jurídica), que é a identificação da Pessoa Jurídica.

Tendo um CNPJ o profissional pode abrir sua própria empresa (nos casos dos médicos consultório/clínica) ou trabalhar como prestador de serviços nos hospitais.

Mas os hospitais só contratam médicos que são Pessoas Jurídicas?

Não, os hospitais contratam também profissionais pela CLT, porém, a maioria deles prefere contratar os prestadores de serviços, pois assim o hospital terá menos gastos com encargos trabalhistas e é algo vantajoso até mesmo para a pessoa contratada, pois sendo Pessoa jurídica o profissional tem mais chances de crescer, e o hospital acaba pagando mais do que estria pagando pela CLT.

O que a contabilidade para médicos pode fazer pela Pessoa Jurídica?         

Como já foi falado aqui, a pessoa que possui CNPJ pode ter a sua própria empresa, nesse caso a contabilidade para médicos ira cuidar da abertura da empresa (até mesmo a abertura do CNPJ), da documentação, do planejamento, do controle das finanças, com a declaração de impostos entre outros processos que são essenciais para abrir uma empresa.

Contabilidade para médicos e a Pessoa Física

Os médicos que optam trabalhar como Pessoa Física também precisam ser acompanhados por uma contabilidade.

Mesmo não tendo o CNPJ o médico precisa declarar Imposto de Renda através do Carnê Leão.

O carnê leão é pago mensalmente, requer atenção na hora de preenche-lo, e mesmo que a Pessoa não tenha um CNPJ ela também terá impostos e contas a pagar, terá custos, precisara ter um planejamento e de organização, e ai também entra a questão da contabilidade.  

Qual CNPJ para médico? Médico pode ser MEI?

Assim como os advogados, psicólogos, veterinários entre outros profissionais, médico também não pode ser MEI (Microempreendedor Individual), se ele quiser abrir um CNPJ terá que escolher outros tipos de CNPJ.

Pois o MEI (Microempreendedor Individual) foi criado para regularizar pequenos negócios, e tem uma característica em que essas profissões, principalmente os médicos não se encaixam.

Existe varias opção para abrir o melhor CNPJ para o seu negócio, se você pretende trabalhar sozinho, por exemplo, pode optar por uma EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada), SLU (Sociedade Limitada Unipessoal)  , EI (Empresa Individual).

Já se pretende trabalhar com dois ou mais sócios tem a LTDA (Sociedade Limitada) ou SS (Sociedade Simples) .

O seu contador irá te dar a melhor direção na hora de escolher o CNPJ, ele ira avaliar quais são seus planos e o segmento de sua empresa.

Quanto custa abrir o CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica)?

O custo para abrir o CNPJ é relativo, o valor varia de cada  cidade ou Estado, é resumido basicamente em documentação e a contratação do contador , então geralmente fica entre R$500,00 á R$1500,00.

Como abrir uma clinica médica?

O primeiro passo para abrir sua clinica médica é regularizar sua empresa, ou seja, obter o CNPJ.

Após abrir o CNPJ, contratar um contador e cuidar de toda documentação, é hora de pensar no local em que você pretende abrir sua clínica ou consultório.

Tem que ser um lugar de fácil acesso ao seu público-alvo, sim, você precisa decidir o publico que pretende trabalhar e pensar no que precisa para atrai-los até você.

Pense qual será sua especialização, se vai ser:

  • Cardiologia;
  • Neurologia;
  • Pneumologia;
  • Radiologia.
  • Médico do trabalho;
  • Ou outras áreas.

Estabeleça o capital para o investimento inicial, pense nos gestos com documentações, materiais, estrutura, funcionários, equipamentos. Tudo isso deve estar dentro do capital inicial.

 Quando estiver tudo pronto, invista no marketing de sua clinica / Consultório.

Na prática

Agora que você já sabe o que é uma contabilidade para médicos, como ela funciona e para que serve é hora que contratar a sua!

Lembre-se na hora de escolher os profissionais da contabilidade para administrar sua empresa é preciso ter confiança e buscar profissionais de qualidade, pois é a sua empresa que estará nas mãos deles.

Você pode entrar em contato conosco e lhe indicaremos ótimos profissionais da contabilidade que te ajudarão.

Caso ainda ficou alguma dúvida clique aqui para entrar em contato conosco também, teremos prazer em te ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2021 | Todos os Direitos Reservados desenvolvido por 4 Mãos